Ó Deus, nós vos suplicamos,

que alegre à Vossa Igreja

a solenidade votiva do bem-aventurado Antônio,

vosso Confessor e Doutor,

para que, fortalecida

sempre com os espirituais auxílios,

mereça gozar os prazeres eternos.

Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Amém.

 

Estimada irmã, estimado irmão, internauta:

 

“O SENHOR LHES DÊ A SUA PAZ!”

 

Queremos partilhar com você, neste importante espaço de Evangelização, sobre aspectos e curiosidades da Sagrada Liturgia, uma vez que ela é “Fonte e Ápice da vida cristã”.

Seja bem vindo a este nosso “CANTINHO LITÚRGICO”! Esperamos que o mesmo o ajude a conhecer, aprofundar,  amar e celebrar cada vez mais frutuosamente a Divina Liturgia de nossa Igreja e não somente amá-la, mais criar a consciência de que precisamos, colocá-la sempre mais, no coração de nossa vida.

 

Em Cristo Ressuscitado que nos fez “povo de reis e sacerdotes”,

 

Frei Erivaldo Valdomiro,OFM.

 Frei Sérgio Moura, OFM.

Liturgia no coração

De 1962 a 1965 aconteceu a grande reunião dos Bispos e outras lideranças com o Papa, a fim de rever e dar novo vigor à caminhada da Igreja, foi o Concílio Ecumênico Vaticano II. E o primeiro fruto deste Concílio foi o Documento entitulado “Sacrosanctum Concilium”, sobre a liturgia da Igreja. Assim define: Liturgia é o        “... cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força” (SC, n. 10). Par entender melhor; vamos por partes:

Em primeiro lugar, cume pode ser entendido como superfície que é mais elevado em altitude que todos os pontos que o circundam.

Em segundo lugar fonte é nascente de água; bica de onde corre água potável...; aquilo que origina ou produz...

Assim, podemos concluir que a Liturgia é o ponto alto de nossa fé, onde celebramos o mistério pascal de Cristo, ou seja, sua paixão, morte e ressurreição. É em torno desta Verdade que encontramos nossa razão de ser cristãos católicos, e é neste cume que acontece nosso encontro íntimo com Deus. Liturgia é ao mesmo tempo a nascente, a origem de toda a força da Igreja que somos todos nós. É a bica de onde corre água potável, ou melhor, algo util para toda vida e para a vida toda. 

Se a Igreja vive da Liturgia, conheçamos mais para amarmos mais e celebrarmos melhor!

Em Cristo e Santo Antonio,

 

 

Frei Sérgio Moura, OFM.

Frei Erivaldo Valdomiro, OFM.